Como receber treinamentos da Rainforest Alliance
  • 08 Nov 2023
  • 5 Minutos de leitura
  • Pdf

Como receber treinamentos da Rainforest Alliance

  • Pdf

Article Summary

Photo credit: Sergio Izquierdo
Seguindo a publicação dos principais documentos do Programa de Certificação 2020, a Rainforest Alliance oferece apoio aos produtores e empresas para implementar o novo programa. A Norma de Agricultura Sustentável 2020 inclui os Requisitos da Produção Agrícola e Requisitos da Cadeia de Distribuição, bem como regras de asseguramento e e novos sistemas tecnológicos.

Nós, da Rainforest Alliance, desenvolvemos um programa de treinamento para viabilizar um processo de transição suave para os Detentores de Certificado de Produção Agrícola e de Cadeia de Suprimentos, para as Entidades Certificadoras e para permitir que potenciais Detentores de Certificado ingressem ao nosso programa de certificação. O programa de treinamento consiste numa combinação de cursos online, sessões online e sessões presenciais.

Como se Tornar um Treinador Associado >

Formação: A partir de Julho de 2020 

A partir do momento em que a nossa Norma entrou em vigor, a 01 de Julho de 2020, a Rainforest Alliance tem providenciado materiais informativos e formação a todos os interessados para que possam implementar e ser fiscalizados de acordo com a Norma de Agricultura Sustentável 2020.  

Os programas formativos incluem:

  • Uma introdução exaustiva aos princípios e requisitos da Norma de Agricultura Sustentável 2020, disponibilizada num curso online em 10 línguas; O curso vem com a possibilidade de aplicar diversos testes para avaliar sua compreensão dos requisitos da norma. 
  • Treinamento detalhado sobre requisitos específicos da norma, destacando a versão 1.3 da norma Rainforest Alliance, incluem orientações e treinamento aprofundado para apoiar os Detentores de Certificado na implementação da norma, uso de anexos e compreensão das regras do Programa de Certificação Rainforest Alliance. 
  • Orientação e treinamento no portal MultiTrace para registro, certificação/licenciamento e rastreabilidade. 
  • Explicações das Regras de Certificação e Auditoria, destacando as melhorias ao sistema de asseguramento. 
  • Aceso a informações e materiais de orientação complementares para auxiliar a implementação da Norma de Agricultura Sustentável 2020 e seu sistema de asseguramento. 

RAINFOREST ALLIANCE LEARNING NETWORK

The Rainforest Alliance Learning Network (RALN) é o Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) da RA. A Rainforest Alliance utiliza a RALN para viabilizar o aprendizado sobre a Norma de Agricultura Sustentável e muitos outros temas em uma ampla gama de grupos-alvo. A RALN hospeda centenas de páginas de treinamentos individuais presenciais e online, bem como cursos online.

Treinamento Regional   

As nossas equipes locais na América Latina, África e Ásia estão desenvolvendo programas de treinamento adaptados para endereçar as necessidades específicas dos Detentores de Certificado em seus contextos de trabalho. Para fornecer aos Detentor de Certificado nos principais países esse treinamento personalizado, a Rainforest Alliance também criou Redes de Instrutores Associados (ATNs).  

Os Treinadores Associados são selecionados e treinados pela Rainforest Alliance para apoiar os atuais Detentores de Certificado e potenciais novos membros na implementação do novo programa de certificação. A Rainforest Alliance coordena o trabalho dos ATN e monitora a qualidade de seus treinamentos. Os Treinadores Associados estão listados aqui para que as organizações interessadas possam contratá-los para suporte.  

TREINAMENTOS NA AMÉRICA LATINA   

A capacidade da América Latina de fornecer serviços de treinamento para agricultores, grupos de produtores e detentores de certificados de cadeia de suprimentos na implementação da RA-2020 está concentrada em 26 pessoas que funcionam como ponto focal em diferentes países, e estão divididos em 14 parceiros de certificação de apoio oficiais e 12 treinadores associados. 

O treinamento é coordenado por pontos focais de treinamento em países-chave para a certificação, que são responsáveis pelo desenvolvimento, implementação e monitoramento dos planos de treinamento no país e pela adaptação dos materiais de treinamento às necessidades locais. O ponto focal de treinamento é o primeiro ponto de contato para perguntas e informações sobre o treinamento no país. 

O escopo do plano regional de treinamento abrange 14 países: 8 países na Mesoamérica: México, Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e República Dominicana e 6 países da América do Sul: Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina.   

As metodologias de treinamento utilizadas na região para fornecer suporte aos Detentores de Certificado incluem uma combinação de treinamento presencial e virtual que são ajustados de acordo com as necessidades identificadas, capacidade e experiência de cada um dos implementadores do programa de certificação, bem como as mudanças recentes na Norma RA 2020. 

Para se prepararem para o treinamento, os participantes devem ler os Requisitos de Produção Agrícola e/ou Cadeia de Suprimentos e os Anexos da Norma 2020. Materiais e estudos de caso adicionais são fornecidos durante o treinamento.    

Para mais informações sobre treinamentos na América Latina, contate Juan Francisco Martinez

TREINAMENTOS NA ÁFRICA   

Na África, o calendário de treinamentos foi ajustado aos diferentes ciclos de cultivo:    

  • O treinamento para Detentores de Certificado de chá é realizado durante todo o ano, e para Detentores de Certificado de café, o cronograma de treinamento segue um ciclo mais específico. 
  • O treinamento para Detentores de Certificado de cacau tem normalmente início no primeiro trimestre do ano. 

O treinamento inicial concentra-se nos Treinadores Associados e nos gestores do SGI (Sistema de Gestão Interna) das Fazendas. Treinamentos aprofundados e ações de apoio (monitoramento dos membros) são direcionados ao pessoal do SGI. 

Na maioria dos países, o treinamento é fornecido presencialmente, com exceção de algumas sessões virtuais dirigidas aos atores da cadeia de suprimento. Muitos dos treinamentos serão realizados tanto em inglês como em francês.   

Materiais e recursos, incluindo os Requisitos para a Produção Agrícola, Requisitos de Cadeia de Suprimentos e Regras de Certificação e Auditoria serão previamente compartilhados com os participantes, para que estes possam se prepara para o treinamento.  

Para mais informações sobre os treinamentos na África, contate Charles Nzioka.

TREINAMENTOS NA ÁSIA-PACÍFICO   

Na APAC, os Treinamentos de Treinadores Associados na Indonésia, Vietnã, Índia e Sri Lanka ocorreram em uma fase inicial. Isto permitiu a formação de gestores e pessoal do SGI (Sistema de Gestão Interna) durante o ano de 2021. Em 2022, serão lançados cursos mais aprofundados para um entendimento mais completo dos anexos da Norma e suas ferramentas relacionadas. Em 2023, os Treinadores Associados continuam as atividades de treinamento na Índia, no Sri Lanka e na Turquia. Na Indonésia, Vietnã, Filipinas e China, os treinadores da RA continuam apoiando os Detentores de Certificado através de intervenções de treinamento/aprendizagem. 

Como nas demais regiões, as sessões são virtuais e presenciais. Para se prepararem para o treinamento, os participantes devem ler os Requisitos de Produção Agrícola e/ou Cadeia de Suprimentos e os Anexos da Norma 2020. Materiais adicionais e estudos de caso serão fornecidos durante a formação.  

Para mais detalhes sobre o treinamento na Ásia-Pacífico, entre em contato com Eldo Soplantila.

 




Este artigo foi útil?

Changing your password will log you out immediately. Use the new password to log back in.
First name must have atleast 2 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Last name must have atleast 1 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Enter a valid email
Enter a valid password
Your profile has been successfully updated.