Seção de Perguntas & Respostas sobre a Fusão UTZ / Rainforest Alliance

A Rainforest Alliance e a UTZ (um dos principais programas de certificação de café, cacau e chá) fundiram formalmente seus programas de certificação no dia 9 de janeiro de 2018. Nós estamos unindo nossas forças pois sabemos que juntas poderemos ter um maior impacto e ser um melhor parceiro para os muitos atores com os quais nós trabalhamos.

O que isso significa para as companhias?

Os programas Rainforest Alliance e UTZ continuarão a operar paralelamente até a publicação de uma nova norma unificada no final de 2019. Nosso novo programa de certificação trará o melhor da Rainforest Alliance e UTZ, e vamos orientar as companhias em uma transição passo a passo.

Essa fusão reduzirá a complexidade do processo de certificação para as companhias que agora estão trabalhando com ambos programas e, ao mesmo tempo, ela aumentará a eficiência e a flexibilidade para que possamos melhorar continuamente os serviços para atender as necessidades do negócio.

Finalizamos uma ampla consulta quantitativa e qualitativa para desenvolver nossa oferta de valor para as companhias, incluindo a estratura de cobrança, política de rotulagem e abordagens de mercado. Também consultamos clientes sobre como gerenciar essa transição para o novo programa de certificação. Os insumos recebidos são valiosos para nós e nos auxiliarão a formatar nossa estratégia de negócio.

Assumimos o compromisso de notificar antecipadamente as companhias, com tempo de entrega suficiente para qualquer ação necessária sobre contratação, certificação ou rotulagem, bem como oportunidades para elas darem a sua contribuição e comentarem sobre o processo.

O que isso significa para os fazendeiros e produtores?

Os programas Rainforest Alliance e UTZ continuarão a operar paralelamente até a publicação de um novo programa unificado ao final de 2019. Os produtores devem continuar seguindo a norma Rainforest Alliance como de costume. Continue a organizar auditorias e registrar as vendas de produtos certificados seguindo os mesmos processos já existentes.

Publicaremos um novo programa de certificação no final de 2019, e guiaremos você através de uma transição passo a passo. Você terá tempo de sobra para efetuar qualquer mudança necessária.

Não é permitido usar UTZ e Rainforest Alliance de forma intercambiável. Os produtos certificados pela UTZ só podem ser vendidos ou rotulados como UTZ e os produtos certificados da Rainforest Alliance só podem ser vendidos ou rotulados como Rainforest Alliance.

Criação de um programa de certificação único

Em 2019, publicaremos o nosso novo programa de certificação conjuntamente, reunindo e consolidando o melhor que existe nos sistemas Rainforest Alliance e UTZ atuais. O programa incluirá uma nova norma para os produtores e uma nova cadeia de custódia. Haverá também uma nova estrutura de taxas e política de rotulagem para companhias que utilizam ingredientes ou commodities certificados.

Nosso objetivo é desenvolver uma norma que tenha maior impacto social, ambiental e econômico, dando aos fazendeiros e produtores uma estrutura aprimorada para melhorar seus meios de subsistência, protegendo as paisagens onde eles vivem e trabalham.

Ela integrará novas tecnologias com sistemas provados e efetivos, e também enfatizará resultados e adaptabilidade à contextos locais.

Cronograma

  • Junho de 2018 – Nossa nova abordagem – Comunicaremos nossos objetivos estratégicos para nosso programa de certificação em um documento de Termo de Referência.
  • Novembro-Dezembro de 2018 – Dê sua opinião – Um primeiro rascunho da norma e de uma Cadeia de Custódia serão publicados, e vamos fazer uma consulta pública. Isso incluirá workshops e um questionário online.
  • Janeiro-Março de 2019 – Revisão e melhorias – Baseado nos insumos colhidos do processo de consulta pública, revisaremos e melhoraremos o primeiro rascunho da norma.
  • Junho-Julho de 2019 – Dê sua opinião – Se necessária, uma segunda consulta pública será realizada para partes interessadas opinarem em alguns aspectos.
  • Final de 2019 – Aprovação final e publicação – A norma será aprovada pelo Comitê de de Normas da Rainforest Alliance e o programa será publicado: uma nova norma para produtores, cadeia de custódia, politica de rotulagem e uma nova estrutura de cobrança.
  • 2020 – A transição começa – Vamos orientar todos os membros por um processo de transição gradual passo a passo. A transição será possivelmente finalizada por (principais) cada commodity agricola.

O que isso significa na prática?

Nós guiaremos você através de uma transição passo a passo para o novo programa de certificação. Isso lhe dará tempo para efetuar qualquer mudança necessária.

Nossa nova organização se chama Rainforest Alliance e em seguimento a isso, continuaremos a usar e investir no selo “green frog” “Rainforest Alliance Certified”, que possui forte reconhecimento pelo consumidor e valor de marca.

Não é permitido usar os rótulos ou selos atuais de forma intercambiável. Os produtos certificados pela UTZ só podem ser vendidos ou rotulados como UTZ, e os produtos certificados da Rainforest Alliance só podem ser vendidos ou rotulados como Rainforest Alliance.

Como eu poderei contribuir?

Você pode compartilhar as suas contribuições ou colocar perguntas, utilizando os seguintes contatos:

Para companhias: Contate com seu gestor de conta ou com a equipe de suporte aos membros através de: membersupport@utz.org

Para produtores: Favor contatar o representante de país ou envie uma mensagem para sas@ra.org

Perguntas e respostas

Em seguida apresentamos as respostas a algumas questões relativas à fusão em pauta.

Aspectos Gerais

Certificação

Empresas

Agricultores e Produtores

Organizações Certificadoras

A Rede de Agricultura Sustentável (RAS)

Por que houve a fusão?

A fusão da Rainforest Alliance e da UTZ é uma resposta aos desafios urgentes que a humanidade enfrenta: desmatamento, mudança climática, pobreza endêmica e desigualdade social. Estamos conjugando os pontos fortes de cada organização porque sabemos que, juntas, nós estaremos em melhor posição para alcançar a escala de impacto necessário para solucionar estes desafios de maneira eficaz.

Nossa missão é criar um futuro no qual a natureza esteja protegida e a biodiversidade floreça, onde os fazendeiros, trabalhadores e as comunidades prosperem, e onde o uso sustentável do solo e práticas comerciais responsáveis são a norma. Temos a visão de um mundo onde as pessoas e a natureza prosperam harmoniosamente.

^ Voltar ao topo da página

Por que uma fusão completa ao invés de apenas colaboração mútua?

Ambas nossas organizações têm uma longa história de impactos significativos na agricultura sustentável e na promoção da certificação, com pontos fortes em diversos setores e regiões geográficas. A Rainforest Alliance traz a força de sua marca e uma expertise na conservação eficaz da paisagem que apoia cadeias de suprimento responsáveis. Por sua vez, a UTZ tem demonstrado sucesso no aumento da escala das cadeias de valor sustentáveis. Juntos teremos um alcance maior e uma voz mais forte, o que nos habilitará a gerar impactos ainda maiores.

Ao unirmos completamente nossas forças, ao invés de colaborarmos como organizações separadas, poderemos focar nossos talentos, expertises e capacitações numa missão única. Ao combinarmos nossos respectivos pontos fortes, poderemos construir uma organização com profundidade e abrangência para alcançarmos maior impacto no campo do que seria possível para cada uma das organizações agindo em separado.

^ Voltar ao topo da página

Por que agora?

Mudanças Climáticas. Secas. Pobreza no meio rural. Desmatamento. Para tratar dos desafios mais urgentes do planeta, as organizações que cuidam de sustentabilidade devem estar sempre inovando e se desenvolvendo. Existem soluções eficazes para cada crise urgente que enfrentamos, mas essas soluções exigem uma colaboração estreita e incondicional por parte das empresas e governos, agricultores e comunidades florestais – e claro, de cada um de nós. Temos certeza que a Rainforest Alliance e a UTZ – duas organizações com tradição de transformações positivas dos setores e paisagens onde operam – podem aumentar a escala e acelerar essas transformações ao unirem suas forças.

^ Voltar ao topo da página

As duas empresas estão se unindo porque a certificação está perdendo terreno?

Não. Na medida em que a certificação continua a crescer em popularidade, cresce também a importância de um sistema rigoroso de monitoramento, garantia e rastreamento de terceira parte.

Como uma empresa separada e independente, continuaremos na vanguarda da certificação florestal. Também teremos uma abordagem geográfica mais ampla e uma voz mais forte, o que significa maiores benefícios para comunidades rurais e florestais, empresas, consumidores e, no final, maiores benefícios para nosso planeta. Estamos comprometidos com a melhoria dos sistemas de certificação, investindo mais em pesquisa, tecnologia e inovação.

^ Voltar ao topo da página

A fusão está sendo realizada para diminuir custos?

Não. Unimos nossas empresas porque somos motivados por uma missão comum. A fusão vai nos permitir gerar maiores impactos e sermos mais eficientes. Ao juntar forças, poderemos focar em inovação em todos os aspectos dos serviços que prestamos, investir em novas tecnologias e batalhar pelas mudanças de políticas necessárias para criar um mundo onde pessoas e natureza convivam de maneira harmônica.

^ Voltar ao topo da página

Uma das organizações está absorvendo a outra?

Não, esta é uma fusão equitativa de duas organizações. Ambas organizações estão abordando a fusão com uma posição forte, com um histórico de impacto positivo para comunidades agrícolas e florestais, companhias, consumidores, e para o nosso planeta – 30 anos de impacto para Rainforest Alliance e 15 para UTZ, no momento da fusão. As duas organizações poderiam ter prosseguido sua colaboração separadamente, mas nós estamos dando esse passo pois sabemos que, juntas, nos tornaremos ainda melhor.

Todos os membros dos conselhos de administração dos dois lados fazem parte de um novo Conselho, e há dois escritórios centrais, em Amesterdã e em Nova Iorque. O nome da organização é Rainforest Alliance e o novo CEO é Han de Groot da UTZ.

^ Voltar ao topo da página

Qual a missão dessa nova organização?

Estamos construindo um futuro no qual a natureza vai ser protegida e a biodiversidade vai florescer; onde agricultores, trabalhadores e comunidades vão prosperar e onde o uso sustentável da terra e as práticas empresariais responsáveis vão ser a norma. Nossa visão é de um mundo onde as pessoas e a natureza terão uma convivência harmoniosa.

Como iremos atingir esses objetivos? Vamos congregar empresas, governos, comunidades agrícolas e florestais, cientistas e a sociedade civil em geral para criar um mundo sustentável. Juntos iremos rejuvenescer as paisagens agrícolas e proteger as florestas, promover meios de vida sustentáveis e criar resiliência climática nas regiões vulneráveis, melhorar as práticas comerciais, estimular inovação nas cadeias de suprimento e envolver os consumidores em mudanças positivas.

^ Voltar ao topo da página

A nova Rainforest Alliance ainda vai ter atividades na área florestal?

Sim. A liderança da Rainforest Alliance permanece altamente comprometida com seu trabalho na área florestal e com o combate ao desmatamento. A nova Rainforest Alliance vai continuar a apoiar o manejo florestal sustentável por meio de suas iniciativas de empresas comunitárias, projetos de treinamento e assistência técnica, e serviços de garantias e compras sustentáveis para empresas que buscam a implementação de uma cadeia de suprimento isenta de ações de desmatamento. A nova Rainforest Alliance também vai desenvolver atividades para a promoção de iniciativas políticas e legais para conservar florestas em paisagens e setores prioritários. Finalmente, a nova Rainforest Alliance vai continuar com seus programas integrados de desenvolvimento sustentável de paisagens, que incluem rigorosos programas de treinamento e assistência técnica em atividades florestais responsáveis.

^ Voltar ao topo da página

A Rainforest Alliance vai continuar com os programas e iniciativas que estão fora da certificação, como seu trabalho em paisagens sustentáveis e seu extenso programa de treinamento e assistência técnica?

A Rainforest Alliance vai continuar com seu trabalho de desenvolvimento de paisagens sustentáveis, bem como seus programas de treinamento e assistência técnica. Esses programas estão no centro da estratégia comprovada da Rainforest Alliance para conservar os recursos naturais e melhorar a subsistência das pessoas. Um dos aspectos mais interessantes e desafiadores dessa fusão é o nosso objetivo de integrar esses programas já em vigor há muito tempo, de maneira ainda mais eficaz com um sistema de certificação mais aperfeiçoado e mais robusto.

^ Voltar ao topo da página

Qual é o nome da nova organização?

O nome da organização é Rainforest Alliance, levando adiante uma forte identidade pública.

^ Voltar ao topo da página

Quem é o presidente (CEO)?

Han de Groot, atualmente diretor executivo da UTZ, assumiu a posição de presidente (CEO) da Rainforest Alliance. Nigel Sizer, o atual presidente da Rainforest Alliance, assumiu o cargo de Diretor de Programas, cabendo-lhe orientar campanhas, paisagens e programas de subsistência da nova organização. A nova Rainforest Alliance vai continuar a operar como uma organização não governamental e sem fins lucrativos.

^ Voltar ao topo da página

Onde está localizada sua sede?

A nova organização não tem apenas uma sede. Existem dois escritórios principais, um em Amsterdam e outro em Nova Iorque; mas é claro que a organização vai manter uma presença global.

^ Voltar ao topo da página

Será criado um novo programa de certificação?

Sim. Em 2019, publicaremos o nosso novo programa de certificação, reunindo e consolidando o melhor que existe nos sistemas UTZ e Rainforest Alliance atuais. Incluiremos uma nova norma para os produtores e uma nova cadeia de custódia. Haverá também uma nova estrutura de taxas e política de rotulagem para companhias que contratam ingredientes certificados.

^ Voltar ao topo da página

Como vai ser desenvolvido o novo programa de certificação?

Nosso desejo é reunir e consolidar o melhor que existe nos dois programas atuais. 2018 será dedicado à construção da nossa nova organização, e conclusão de um processo de consulta vasto, com todos os nossos grupos de partes interessadas.

^ Voltar ao topo da página

Qual é o futuro do selo UTZ e do selo Rainforest Alliance?

Nós continuaremos com certeza a usar e investir no selo “Green Frog” da Rainforest Alliance Certified™, que aportam ambos um forte reconhecimento do consumidor e valor da marca entre os consumidores em muitos mercados chave.

Não é permitido usar os rótulos de forma intercambiável. Os produtos certificados pela UTZ só podem ser vendidos ou rotulados como UTZ, e os produtos certificados da Rainforest Alliance só podem ser vendidos ou rotulados como Rainforest Alliance.

^ Voltar ao topo da página

Quais produtos poderão ser certificados por meio desse novo sistema?

Decidiremos isso em 2018 quando elaborarmos a estratégia da nossa nova organização.

^ Voltar ao topo da página

Por que está certo que o selo Rainforest Alliance vai continuar, mas o futuro do selo UTZ ainda é incerto?

Decidimos que a nova organização vai ser denominada Rainforest Alliance, e como consequência, decidimos que iremos continuar a usar e investir no selo Rainforest Alliance. Essa escolha teve por base o forte prestígio da marca Rainforest Alliance junto aos consumidores – um capital que não queremos perder.

Contudo, como estamos criando um programa completamente novo de certificação, reunindo o que há de melhor nos dois sistemas, teremos que decidir a respeito de uma ampla gama de tópicos – inclusive o futuro do selo UTZ, estrutura de cobrança de taxas, políticas de rotulagem e abordagens de marketing – com base nas informações que nos serão fornecidas pela pesquisa de mercado e durante as consultas com as partes interessada s.

^ Voltar ao topo da página

Quem está realizando as auditorias?

Vamos continua com o princípio de trabalharmos com organizações certificadoras independentes, que são nossos importantes parceiros.

^ Voltar ao topo da página

Daqui para frente, os programas/selos Rainforest Alliance e UTZ serão intercambiáveis?

Não. Os programas de certificação da UTZ e da Rainforest Alliance continuarão funcionando separadamente e paralelamente até a publicação do novo programa em 2019. Isso significa que ingredientes certificados UTZ somente podem ser vendidos, comprados e rotulados como certificados UTZ, e os ingredientes certificados Rainforest Alliance somente podem ser vendidos, comprados e rotulados como certificados Rainforest Alliance.

^ Voltar ao topo da página

Por que não estão sendo criados esquemas provisórios - como por exemplo, reconhecimento mútuo de normas, intercâmbio de logotipos, etc.?

Queremos concentrar nossos esforços no desenvolvimento do novo sistema de normas que vai ser lançado em 2019; os esquemas provisórios iriam desviar nossas energias desse foco e, portanto, seriam muito limitados.

^ Voltar ao topo da página

O que essa fusão significa para as empresas que trabalham com a Rainforest Alliance e que compram produtos com o selo Rainforest Alliance Certified™?

No futuro, essa fusão reduzirá a complexidade do processo de certificação para as companhias que agora estão trabalhando com ambos os programas e, ao mesmo tempo, ela aumentará a eficiência e a flexibilidade para que possamos melhorar continuamente os serviços para atender às necessidades do negócio.

Nosso novo programa de certificação reunirá o melhor da UTZ e Rainforest Alliance, e guiaremos as companhias através de uma transição passo a passo.

^ Voltar ao topo da página

Tenho que me certificar de acordo com ambas as normas, UTZ e Rainforest Alliance?

Não. Os programas de Certificação UTZ e Rainforest Alliance funcionarão separadamente e em paralelo até que o novo programa seja publicado em 2019.

^ Voltar ao topo da página

Quero iniciar uma compra sustentável. Devo optar agora por UTZ ou Rainforest Alliance?

Você deverá escolher o programa que funciona melhor para o seu negócio pelos próximos dois anos.

Em 2019 nós publicaremos um novo programa de certificação, reunindo e consolidando o melhor que existe nos dois sistemas, e forneceremos suporte passo a passo para as companhias que estiverem efetuando a transição nesse momento. Nós ainda não temos todos os detalhes. O novo sistema incluirá mudanças em ambos sistemas atuais. Nós asseguraremos tempo suficiente para você efetuar qualquer mudança necessária.

^ Voltar ao topo da página

Posso comprar produtos certificados pela UTZ e usar o selo da Rainforest Alliance e vice-versa?

Não. Até lançarmos o novo programa de certificação Rainforest Alliance, os ingredientes certificados como UTZ somente poderão ser vendidos, comprados e rotulados com certificado UTZ. Analogamente, os ingredientes certificados como Rainforest Alliance Certified™ somente poderão ser vendidos, comprados e rotulados com certificado Rainforest Alliance.

^ Voltar ao topo da página

Depois de 2019, o novo programa vai usar a regra dos 30 por cento que o atual programa da Rainforest Alliance usa? O novo programa vai usar as regras de balanço de massa da UTZ ou da Rainforest Alliance?

As regras específicas de balanço de massa serão determinadas após realizarmos a pesquisa de mercado e as consultas com as partes interessadas, antes do desenvolvimento do nosso novo sistema que será publicado em 2019.

^ Voltar ao topo da página

Será que ainda poderemos nos comunicar com a Rainforest Alliance da forma usual como fazemos hoje?

Sim. Nada muda no futuro imediato. Você poderá sempre entrar em contato conosco da maneira habitual.

^ Voltar ao topo da página

O que isso significa para os produtores?

Os produtores devem continuar seguindo a norma Rainforest Alliance como de costume. Continue a organizar auditorias e registrar as vendas de ingredientes certificados seguindo os mesmos processos já existentes.

Em 2019 nós publicaremos um novo programa de certificação, reunindo e consolidando o melhor que existe nos sistemas UTZ e Rainforest Alliance atuais. Guiaremos você através de uma transição passo a passo, assegurando tempo de sobra para você efetuar qualquer mudança necessária.

^ Voltar ao topo da página

Sou um agricultor certificado pelo programa da Rainforest Alliance e também da UTZ. Como devo proceder?

Você pode continuar seguindo dos dois programas, da mesma forma como faz agora. Durante este período, não é possível vender colheitas certificadas UTZ como certificadas pela Rainforest Alliance ou vice-versa. Os dois programas permanecem separados.

Vamos publicar a nova norma e o novo programa de certificação em 2019. A nova norma será diferente das atuais normas, tanto as da UTZ como as da Rainforest Alliance. Quando o novo programa de certificação for publicado, você será beneficiado, pois somente precisará de um tipo de auditoria.

^ Voltar ao topo da página

Posso vender meus produtos certificados pela UTZ como certificados Rainforest Alliance Certified™ e vice-versa?

Não. Os produtos certificados pela UTZ somente podem ser vendidos com o selo UTZ; da mesma forma, os produtos certificados pela Rainforest Alliance somente podem ser vendidos com o selo Rainforest Alliance.

Vamos publicar um novo programa de certificação em 2019. A nova norma será diferente das duas normas atuais.

^ Voltar ao topo da página

Por que vocês não nos permitem vender produtos UTZ como Rainforest Alliance ou vice-versa?

Queremos concentrar nossos esforços no desenvolvimento do novo programa de certificação que será publicado em 2019 em vez de criar esquemas de transição.

^ Voltar ao topo da página

Pretendo me certificar pela primeira vez. Devo escolher agora o programa UTZ ou o da Rainforest Alliance?

Você deve escolher o programa que mais lhe convêm agora e até 2019.

O programa que vamos publicar em 2019 reúne o que há de melhor nos dois sistemas e, quando entrar em vigor, vai fornecer apoio passo-a-passo para sua implementação. Contudo, por enquanto, ainda não temos os detalhes. O novo sistema vai incorporar mudanças nos dois sistemas atuais.

^ Voltar ao topo da página

O nível de exigência da nova norma vai ser mais baixo ou mais alto (norma mais branda ou mais rigorosa) para os agricultores?

Nossa meta é criar uma norma que seja impactante e escalável, aproveitando os melhores elementos das duas atuais normas. Isso não significa necessariamente que ela seja mais rigorosa ou mais difícil. A nova norma deve gerar um impacto positivo para os produtores que trabalham com ela, oferecendo-lhes um enquadramento para melhorar seus meios de subsistência, protegendo, simultaneamente, os espaços nos quais eles habitam e trabalham. Ela deverá ser escalável, para que os benefícios da certificação possam ser ainda mais extensivos.

^ Voltar ao topo da página

A nova norma vai ser mais baseada em melhoria contínua/desempenho?

Tanto a norma UTZ como a norma Rainforest Alliance para Agricultura Sustentável são atualmente baseadas em um padrão que requer um certo nível de conformidade desde o Ano Um, seguido de melhoria contínua ao longo de vários anos. Com esta nossa nova norma pretendemos reunir o que há de melhor nas duas e iremos explorar como poderemos reforçar o reconhecimento das melhorias. Em 2018 vamos realizar um amplo processo de consultas para o desenvolvimento da nova norma segundo os requisitos da ISEAL.

^ Voltar ao topo da página

A nova norma poderá ser aplicada a todos os produtos agrícolas ou será específica para certos tipos de colheita?

Essa questão ainda está para ser resolvida e será um dos tópicos a ser discutido no processo de consulta de 2018.

^ Voltar ao topo da página

Quem está realizando as auditorias?

Por enquanto, as empresas podem continuar programando suas auditorias como sempre fizeram e usando a mesma organização certificadora. Vamos continuar trabalhando com organizações certificadoras independentes, importantes parceiros nossos.

^ Voltar ao topo da página

Será que no futuro vão ocorrer mudanças na demanda dos mercados por produtos certificados?

Vamos publicar nosso novo programa de certificação em 2019, unificando os programas de certificação da Rainforest Alliance e da UTZ. Isso significa que é possível que venha existir um mercado maior por ingredientes certificados do que aquele existente hoje para cada um dos programas individuais.

^ Voltar ao topo da página

Como posso influir na elaboração da nova norma?

Em 2018 iremos conduzir uma consulta global para o desenvolvimento da nova norma, consulta essa que estará aberta a todos os grupos de partes interessadas. Na época oportuna, entraremos em contato com cada um dos nossos clientes sobre essa consulta.

^ Voltar ao topo da página

O que esta fusão significa para as organizações certificadoras?

As organizações certificadoras aprovadas podem continuar a realizar auditorias com a norma Rainforest Alliance, como de costume. Em 2019, publicaremos um novo programa de certificação. Continuaremos a trabalhar com entidades certificadoras independentes.

A organização certificadora da Rainforest Alliance, a RA-Cert, vai continuar a funcionar como organização certificadora. A Rainforest Alliance está disposta a proteger a credibilidade e a transparência de seu esquema de certificação e a tomar providências adicionais para realçar ainda mais a independência da organização certificadora RA-Cert e a integridade do programa de certificação Rainforest Alliance.

^ Voltar ao topo da página

Como devemo proceder as organizações certificadoras?

Por enquanto, as organizações certificadoras devem continuar a realizar normalmente suas auditorias como sempre o fizeram. As organizações certificadoras credenciadas pela UTZ devem continuar a realizar auditorias segundo as normas UTZ; da mesma forma as organizações certificadoras credenciadas pela Rainforest Alliance podem realizar auditorias segundo a Norma de 2017 da Rainforest Alliance para Agricultura Sustentável (a antiga Norma RAS).

Vamos publicar um novo programa de certificação em 2019. Vamos continuar a trabalhar com as organizações certificadoras, que são importantes parceiros nossos. Se você receber perguntas de seus clientes, por favor, tranquilize-os afirmando que os programas de certificação da UTZ e da Rainforest Alliance vão continuar funcionando como sempre por mais alguns anos.

^ Voltar ao topo da página

A nova organização está trabalhando com todas as atuais organizações certificadoras que atendem a UTZ e a Rainforest Alliance, ou seu número será reduzido?

Em 2019 vamos publicar um novo programa de certificação. Continuaremos a trabalhar com organizações certificadoras independentes, que são importantes parceiros nossos. Ainda não sabemos exatamente como trabalharemos com elas, mas informaremos você sobre eventuais mudanças com a devida antecedência.

^ Voltar ao topo da página

A nova organização aceita a entrada de novas organizações certificadoras?

Ainda não decidimos sobre essa questão. Estamos analisando o sistema de aprovação e gestão de organizações certificadoras pela UTZ e pela Rainforest Alliance para ver como deveremos prosseguir nesse assunto.

^ Voltar ao topo da página

É possível utilizar organizações certificadoras aprovadas pela UTZ para conduzir auditorias segundo as normas Rainforest Alliance e vice-versa?

Não. O status de aprovação das organizações certificadoras não muda. Não é possível uma organização certificadora conduzir automaticamente auditorias para os dois programas se ela foi aprovada em apenas um programa.

^ Voltar ao topo da página

Até 2019 as organizações certificadoras poderão oferecer auditorias combinadas ou conjuntas?

Se a organização certificadora já tiver aprovação para conduzir auditorias conjuntas, então poderá continuar a fazê-lo. Do contrário, não.

^ Voltar ao topo da página

As normas da UTZ e as da Rainforest Alliance já são mutuamente reconhecidas (isto é: um membro certificado da UTZ automaticamente recebe a certificação Rainforest Alliance e vice-versa)?

Não. Os dois programas estão correndo  em paralelo, o que significa que não existe reconhecimento mútuo entre os dois sistemas de certificação. Os membros certificados pela UTZ continuam a ser certificados apenas pela UTZ; analogamente, os membros certificados pela Rainforest Alliance continuam a ser certificados apenas pela Rainforest Alliance.

^ Voltar ao topo da página

As organizações certificadoras aprovadas pela UTZ devem buscar aprovação da Rainforest Alliance, e vice-versa?

A fusão não exige que as organizações certificadoras aprovadas pela UTZ busquem aprovação também da Rainforest Alliance, ou vice-versa. A empresa resultante da fusão vai publicar apenas um programa de certificação em 2019, que será acompanhado de um novo protocolo e um novo sistema para a aprovação de organizações certificadoras. Você será informado desses detalhes com bastante antecedência e, além disso, haverá um período de transição para a implementação dessa nova norma.

^ Voltar ao topo da página

O que as organizações certificadoras devem dizer aos produtores e empresas que não sabem como proceder a respeito da fusão?

Por favor, assegure aos produtores e empresas com os quais você trabalha que os dois sistemas continuarão funcionando em paralelo até a publicação da nova norma em 2019. Até chegarmos lá e logo após a publicação da nova norma, vamos fornecer orientação passo-a-passo para que os produtores e empresas façam uma transição tranquila.

^ Voltar ao topo da página

Como as organizações certificadoras podem dar sua contribuição?

As organizações certificadoras poderão dar suas respectivas contribuições à nova norma e ao novo sistema de certificação durante o processo de consulta que realizaremos em 2018 com as partes interessadas.

^ Voltar ao topo da página

Qual é a nova relação com a Rede de Agricultura Sustentável (RAS)?

A Rainforest Alliance continua a ser um membro da RAS e a RAS continua a ser um importante parceiro nosso.

^ Voltar ao topo da página

A RAS apoia a fusão entre a Rainforest Alliance e a UTZ?

Sim. Desde o começo do processo, a RAS tem dado apoio a esta fusão e às oportunidades que isso vai trazer.

^ Voltar ao topo da página

Quando a RAS vai cessar sua participação na certificação da Rainforest Alliance?

O papel de supervisão da RAS na aplicação da respectiva norma cessou em novembro de 2017. A responsabilidade pela gestão da aplicação da norma foi transferida para a Rainforest Alliance, que possui uma licença exclusiva e perpétua dessa norma concedida pela RAS. O novo nome dessa norma é Norma Rainforest Alliance para Agricultura Sustentável.

^ Voltar ao topo da página

Como a transferência do sistema de certificação Rainforest Alliance/Rede de Agricultura Sustentável (RAS) está relacionada com a fusão entre a Rainforest Alliance e a UTZ?

Em junho de 2017 a Rainforest Alliance anunciou a intenção de se fundir com a organização de certificação UTZ baseada na Holanda sob o nome e a marca Rainforest Alliance. A nova organização tem por objetivo criar uma norma única para a sustentabilidade agrícola que venha a simplificar o processo de certificação e, ao fazer isso, continuar a melhorar o meio de vida dos agricultores ao redor do mundo. Como parte desse processo, a RAS iniciou discussões internas para decidir se deveria continuar com seu foco em certificação ou se haveria opções mais eficazes para cumprir sua missão. Isso levou à decisão que a RAS vai redirecionar o foco de suas atividades para outras áreas, de forma a melhor utilizar sua rede de parceiros locais ao redor do mundo.

^ Voltar ao topo da página

O que a RAS vai fazer após a Rainforest Alliance assumir a propriedade do sistema de certificação Rainforest Alliance/RAS?

Por favor, para mais informações acesse o site www.sustainableagriculture.eco.

^ Voltar ao topo da página

Qual é o cronograma da transição?

Por volta de 15 de novembro foi concluída a transferência das operações. As responsabilidades da RAS terminaram em 31 de dezembro de 2017 e, desde 1o de janeiro de 2018, a Rainforest Alliance é única proprietária e operadora do esquema de certificação.

^ Voltar ao topo da página

Quais implicações logísticas desta mudança?

A Rainforest Alliance e RAS conseguiram fazer essa transferência por meio de um plano de transição bem detalhado que garantiu a continuidade do programa. As duas organizações têm trabalhado com afinco para garantir que o programa continuasse operando sem interrupção.

^ Voltar ao topo da página

 

Forest canopy - photo by Sergio Izquierdo

Support Our Work

Create a world where people and the planet prosper together.

DONATE TODAY