Rede de Agricultura Sustentável/Certificação Rainforest Alliance: Cadeia de Custódia

As empresas e os consumidores querem saber cada vez mais a respeito da origem dos produtos agrícolas que compram. A certificação de Cadeia de Custódia (CoC), componente fundamental dos sistemas de certificação de alta credibilidade, da Rainforest Alliance assegura que as declarações feitas pelas empresas aos seus clientes sobre os produtos que ostentam o selo Rainforest Alliance Certified™ são procedentes de uma propriedade agrícola Certificada pela Rainforest Alliance.

A Certificação de CoC se aplica a entidades que já trabalham ou que estão planejando trabalhar com produtos procedentes de propriedades agrícolas Certificadas pela Rainforest Alliance e que:

  1. Fazem uma declaração promocional, na embalagem ou em folhetos de propaganda, divulgando o fato de que esses produtos são certificados; ou
  2. Executam, em instalações próprias ou de terceiros, o processamento, empacotamento e/ou a venda de produtos com declarações referentes ao selo Rainforest Alliance Certified™.

No mapa apresentado a seguir V. vai encontrar todas as Organizações Certificadoras (Certification Bodies - CBs) que prestam assessoria aos nossos clientes que possuem a CoC RAS/Rainforest Alliance. Queira, por favor, clicar no seu país para saber os detalhes de como entrar em contato com a Organização Certificadora (CB) que poderá lhe ajudar.

Mapa Interativo de Organizações Certificadoras

Clique no mapa para ver as Organizações Certificadoras por país

  1. As empresas que estão entrando no processo pela primeira vez e que acabam de tomar a decisão de adquirir produtos das fazendas certificadas pela Rainforest Alliance precisam se registrar no site Marketplace, que é o nosso portal para assuntos de rastreabilidade e marca registrada.
  2. Assim que V. acessar esse site, vai receber um e-mail com uma senha para o Marketplace, bem como informações de caráter geral, inclusive explicações a respeito da certificação de Cadeia de Custódia (CoC) da RAS/Rainforest Alliance.
  3. Após registro no site Marketplace, as empresas terão seis meses para receberem uma auditoria de CoC e 12 meses para obterem o selo de Certificação CoC. É importante que as empresas trabalhem junto com as nossas equipes de Rastreabilidade e de Marcas Registradas de forma a atender a todos os requisitos da Certificação CoC.
  4. As empresas que compram pequenas quantidades de produtos das fazendas Certificadas pela Rainforest Alliance podem ter direito a uma isenção ou a uma auditoria de gabinete. Queira, por favor, consultar a Política de CoC para ver se sua empresa se qualifica.
  5. O próximo passo é escolher a sua Organização Certificadora (CB) a partir de uma lista de certificadores credenciados (veja o mapa na orelha Overview ). Assim que seu pedido for encaminhado à CB, a CB vai lhe fornecer um orçamento para a auditoria de certificação e agendará a auditoria. Essa auditoria será baseada na Política e no Padrão de CoC da RAS/Rainforest Alliance. O auditor fará uma revisão dos sistemas pertinentes da empresa referentes a Manejo, Rastreabilidade, Marcas Registradas (quando aplicável) e critérios de Multi-sites (quando aplicável).
  6. Se os resultados da auditoria forem positivos, e todos os pagamentos e compromissos de certificação tiverem sido concluídos, então a empresa receberá um certificado de CoC e aparecerá como tendo certificação CoC no web site da Rede de Agricultura Sustentável. Para que essa certificação seja mantida, é necessário que a empresa mantenha todos seus sistemas em ordem e continue cumprindo todos os requisitos de Rastreabilidade e de Marca Registrada.

A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e a Rainforest Alliance aprovaram uma política de isenção para Operadores de Pequenos Volumes nos requisitos para a Certificação de Cadeia de Custódia. As diretrizes para a aplicabilidade dessa isenção estão descritas resumidamente no texto sobre Política de Isenção para Pequenos Volumes apresentado abaixo. As empresas interessadas em se cadastrar para receber essa isenção devem preencher o Cadastro para Isenção para Pequenos Volumes, que será revisado pelo Comitê de Isenção da RAS/Rainforest Alliance para avaliar a respectiva aplicabilidade. Se V. tiver alguma dúvida a respeito dessa isenção ou quiser submeter seu cadastro, queira, por favor, enviar um e-mail para sanracoc@ra.org. Este processo de isenção não acarreta nenhum custo para o operador.

Document Name Download Links
Requisitos para Isenção para Pequenos Volumes
Cadastro para Isenção para Pequenos Volumes